GC Odivelas vence nos Camp Nacionais Jovens femininos [2009-10]: Isabel Pereira dos Santos, campeã nacional de sub-18 e Sofia Lança, 3ª em sub-16


Decorreram de 28 de Março a 1 de Abril , no Hotel Golf-Mar, em Maceira, perto de Torres Vedras, os Campeonatos Nacionais de Jovens e Veteranos (2009-2010). Participaram cerca de 400 jovens, distribuídos pelas categorias de sub-08 a sub-20, provenientes de quase todo o país.

O Ginásio Clube de Odivelas (GCO) esteve representado pelas jovens Sofia Lança, recente vencedora do Camp. Distrital de Lisboa sub-16 e Ana Maria P. Santos, em sub-16 e, a sua irmã, Isabel P Santos, em sub-18.

A actual bicampeã nacional feminina e de sub-20 e membro da selecção nacional olímpica de Portugal, Ana Baptista, não participou na defesa do título jovem em virtude de incompatibilidade das datas dos campeonatos com os seus estudos universitários.

Os campeonatos foram disputados em 7 sessões em 5 dias, situação criticada por algumas jogadoras e pelo MI António Fróis na cerimónia da entrega de prémios.

Na categoria de sub-16, triunfou Pedro Neves (CX Montemor-o-Velho), que se superiorizou à jovem promessa nacional, Jorge Viterbo (GD Dias Ferreira), ambos com 6,5 pontos em 7 possíveis.

Sofia Lança, ficou empatada no 10º lugar, com Ana Meireles e Susana Pereira, todas com 4,5 pontos, mas, com pior desempate, resultante da sua vitória, por falta de comparência da adversária, na sessão inaugural. Assim, Sofia Lança, que, não obstante ter um excelente desempenho nestes campeonatos (era à partida, em termos de ranking, a 29ª entre 64 participantes e a 4ª em femininos,) ficou em 3º lugar, na classificação feminina, atrás daquelas jogadoras. Ana P Santos que era à partida a 63ª e penúltima, ficou em 47ª, em igualdade pontual, 3,0, com a 40ª.

Na categoria de sub-18, a única representante do GCO, Isabel P Santos, era à partida a 33ª e penúltima, entre os 34 participantes, mas, fruto do seu excelente desempenho, ficou em 17ª, entre todos e a 1ª classificada, entre nos femininos, à frente das oito jogadoras mais cotadas à partida. Não obstante ter perdido na 1ª sessão com a 2º classificada, ainda assim, teve uma boa participação que lhe permitiu recuperar em termos de desempate final e obter o título de Campeã Nacional Feminina de Sub-18.

Entre os Veteranos, o GCO esteve representado por Alberto C Mendes, que era o 7º do ranking inicial entre os 32 participantes e terminou em 9º, com 4 pts., a 1,5 pontos do vencedor, Luis Azevedo (CRD Cavaquinhas).

Saber mais em FPX.

Odivelas.com publicou uma reportagem baseada neste artigo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s