O GCO e a aplicação dos regulamentos no Xadrez


Sempre fomos críticos acerca do artigo 36º do anterior regulamento de competições e saudámos a sua eliminação recente! Aliás, esse artigo 36º, tal como outros, além de nefasto, era bastante ambíguo na sua interpretação.

Nós, no GCO, não pugnamos pelo cumprimento integral da legalidade apenas desde ontem, ou de há um mês, ou desde há um ano atrás, ou até mesmo há 5; defendemos o cumprimento dos regulamentos desde que existimos.

A nossa leitura do nº 6 do extinto artigo 36º não é coincidente com a que levou a FPX a colocar o GC Odivelas no grupo da IIª Divisão Nacional que irá ser disputada na presente época. Por estranharmos essa colocação, não só do GCO mas também de outras equipas, questionámos o Presidente da FPX. Certamente que as equipas que apresentaram protesto ou pedido de esclarecimento à FPX também serão esclarecidas por parte da Direcção.

O GCO aguarda serenamente a clarificação de toda esta situação.

Declaramos, para que não restem dúvidas, que continuamos a defender a aplicação das normas regulamentares em vigor para cada época. Recordamos, para quem tenha memória curta, o que está divulgado neste blogue no que se refere ao diferendo entre o GCO e anterior Direcção da FPX (chefiada à época pelo actual vice-presidente) pelo incumprimento reiterado dos regulamentos que muito nos prejudicou e que nunca chegou a ser resolvido por “omissão” dos órgãos competentes.

Carlos Sirgado (Seccionista de Xadrez do GCO)

Anúncios

2 responses to “O GCO e a aplicação dos regulamentos no Xadrez

  1. Só é lamentável que só agora o G.C.Odivelas tome uma posição sobre este assunto!

    Se O G.C.Odivelas estivesse a ser prejudicado,teria-se esperado tanto por este post?
    Não é habitual por aqui as ilegalidades estarem tanto tempo obscuras!

    Que quem quiser responda á minha questão,se bem que acho que o melhor na vosso espaço on-line é censurar-se o meu comentário!
    É bem mais fácil!

    Assina:Rúben Elias (Filiado com o número 22100 na Federação Portuguesa de Xadrez)

  2. O que é lamentável, é ver xadrezistas contra xadrezistas em vez de defenderem a legalidade e transparência. O que é lamentável, é alguns chegados há dois dias ao xadrez, só erguerem a sua voz para defender o que não tem defesa: A incompetência e incapacidade, para não adjectivar mais… mas quando se trata de defender a legalidade e as injustiças colocarem a viola no saco! É tudo uma questão de educação e formação e infelizmente nesse campo, o xadrez e o país vivem uma crise moral. Comentários tão pobres e impreparados, nem merecem qualquer censura…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s